quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Importancia dos Mananciais

Importância dos Mananciais

"Em seu processo de crescimento , a cidade foi invadindo os mananciais que outrora eram isolados e estavam distantes da ocupação urbana. Não a possibilidade de haver desenvolvimento harmônico sem a recuperação e manutenção da qualidade da agua do abastecimento publico, pois a disponibilidade deste recurso é um dos principais fatores limitantes do desenvolvimento. As consequencias imediatas disso são as poluição das águas , o comprometimento da saúde e da qualidade do meio ambiente e a própria extinção dos mananciais.
Principais problemas:

O desenvolvimento urbano é uma das maiores causas da degradação dos mananciais. Esta pressão traz com efeitos á qualidade da agua o aumento da DBO coliformes e outros contaminates. A magnitude do empacto relaciona-se a uso e manejo do solo adotado pela prática agrícola. De manenira geral , a agricultura está degradando palatinamente os recrsos pela erosão do solo e o uso indiscrimindo dos adubos nitrogenados e agrotóxicos , onde há geração de agentes con taminantes da agua .


Rio Paraíba do Sul

O Rio Paraíba do Sul nasce da confluencia do rios Paraitinga e Paraibuna, no município de Paraibuna , estado de São Paulo, percorre um pequeno trexo do sudeste de Minas Gerais, fazendo a divisa natural com o estado do rio de janeiro , atravessa grande parte desse último e tem sua foz no Oceando Atlântico próximo as cidades de São João da Barra.
Seu percurso total é de 1.120 km , no centido Oeste para Leste .
Os principais afluentes do Rio Paraíba do Sul são: Jaguari, Buquira, Paraibuna, Piabanha, Pomba e o Murié.
Esses dois ultimos são os maiores e desaguam respectivamente a 140 e 50 km da foz. Entre os subafluentes, esta o rio Caramgola, importante rio da bacia do rio Paraíba do sul, posto que serve a duas unidades da federação.
Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro.
Foi neste rio que encontraram a estátua de Nossa Senhora da Conceiçao de Aparecida, no ano de 1717.


A água é o contituente mais característicoda Terra , essencial para a existência da vida, e é um recurso natural de valor inestimável .
Estudos feitos pela unesco mostram que, entre 1900 e 2000 , o consumo mundial de agua veio almentando na proporção de duas vezes o crecsimento populacional . A previsão é que, nos próximos 50 anos o consumo de agua irá superar a quantidade disponível para o uso.
Formas de economizar a água :
  • Tomar duchas rápidas ao invés de banhos demorados ou de imersão.
  • Manter a torneira fechada enquanto se lava o corpo.
  • Colocar uma garrafa com areia no autociclismo (ou descarga ) ou adquirir um autociclismo com duas hipóteses de descarga .
  • Não poluir os rios, protegendo assim este recurso essencial a vida .
  • Não lavar calçadas com mangueiras , utilize vassoura .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário